quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Senhoras e senhores... Leonard Cohen!

Deixamos passar em branco uma efeméride muito importante ontem: no dia 21 de setembro de 1934 nascia o escritor, poeta e cantor canadense Leonard Cohen.


Apesar de ser mais conhecido por seu trabalho na música, Cohen começou de fato como poeta. Publicou seu primeiro livro de versos, Let Us Compare Mythologies, em 1956. O romance The Favourite Game apareceu em 1963, seguido três anos depois por Beautiful Losers (recentemente, a Objectiva de Portugal lançou uma tradução, chamada Vencidos da Vida). Assim como suas canções, estes trabalhos tratam de temas como religião, sexualidade, isolamento, política e amor.

O vídeo abaixo documenta justamente essa transição na carreira de Cohen. Em Ladies and Getlemen... Mr. Leonard Cohen, os diretores Donald Brittain e Don Owen apresentam Cohen como uma celebridade do meio literário canadense. Eles o seguem em vernissages, lançamentos e recitais, enquanto o poeta discorre sobre seus métodos de criação e conta algumas anedotas curiosas, como, por exemplo, um passeio num manicômio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário