quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Conheça os patronáveis: Airton Ortiz

Airton Ortiz, escritor e jornalista, por ele mesmo: 

"Esta é a oitava vez em que os sócios da Câmara Rio-Grandense do Livro me elegem patronável da Feira do Livro de Porto Alegre. Em seis edições eu pude aceitar, mas em duas delas eu estava viajando pelo exterior e acabei não participando do “segundo turno” da eleição, quando votam, além dos associados, diversas pessoas ligadas à área cultural do Estado. 

Considero ser eleito Patrono da Feira do Livro de Porto Alegre a maior homenagem que um escritor gaúcho pode receber, uma demonstração de carinho dos leitores, dos profissionais do livro e de toda a comunidade cultural do Rio Grande do Sul. Mas tal homenagem só tem valor se o voto for espontâneo.

No “primeiro turno” não há candidatos, os livreiros decidem por si próprios em quem votar. No “segundo turno”, mesmo havendo a necessidade de votar entre os cinco patronáveis, a escolha deve ser feita sem a intervenção dos candidatos. Em especial este ano, quando os leitores também poderão votar nas urnas colocadas nas livrarias.

Pedir voto anularia o sentido da homenagem, pois ninguém deve pedir para ser homenageado. Seja qual for o Patrono, ele deve começar a honrar o cargo já durante a sua escolha. E, pelo que eu conheço dos “candidatos”, essa regra será seguida.

Assim, qualquer um de nós quatro que for eleito representará muito bem os escritores do Rio Grande do sul na feira."

O vencedor será anunciado no dia 27 de setembro e a Feira do Livro acontece de 28 de outubro a 15 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário