quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Bibliotecas da Feira 2011

Desde sua primeira edição a Feira de Troca de Livros, organizada pela Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães, convida bibliotecas da Grande Porto Alegre para participar do evento.Com o intuito de diversificar os acervos, o evento ajuda a divulgar as bibliotecas para a população.
Conheça as 15 bibliotecas convidadas para a Feira de Troca de Livros 2011
.


Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães (PMPA)
Localizada no Centro Municipal de Cultura Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues, desde 1978, a Biblioteca Municipal faz parte da Coordenação do Livro e Literatura (SMC). Com um acervo superior a 30 mil exemplares, qualquer pessoa pode torna-se sócio gratuitamente. Realiza empréstimos de seu acervo, disponibiliza espaço para consulta local e realizações de seminários, cursos, oficinas e exposições, além de oferecer sinal de internet gratuita e sem fios (wireless lan) a seus usuários.


Av. Erico Verissimo, 307 – Meninos Deus
Funcionamento:
de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h. Sábado, das 14h às 17h.
Informações:
(51) 3289 8078
www.bibpmjg.blogspot.com


Biblioteca Ramal 1 - Restinga (BPMJG/PMPA)
Inaugurada em novembro de 2001, Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães Ramal 1 – Restinga tem a missão de possibilitar o acesso ao livro, ao conhecimento e ao lazer, inserindo-se no contexto cultural da região, seja através de seus serviços e atividades ou da participação em eventos e iniciativas da própria comunidade. Com um acervo de 7 mil volumes, a Biblioteca disponibiliza para empréstimo e consulta local, literatura adulta e infantil e periódicos.

Rua Antônio Rocha Meirelles Leite, nº 50 - Restinga Nova
Funcionamento:
de segunda a sexta-feira, das 10h às 12 horas e das 13h30min às 17 horas.
Informações:
(51) 3245 1334


Biblioteca Pública Lucilia Minssen
Especializada em Literatura Infanto-juvenil, a Biblioteca Lucília Minssen foi inaugurada em 12 de outubro de 1956. Inicialmente, ficou conhecida como Biblioteca Pública Infantil Central e, em 1971, foi renomeada, a fim de homenagear sua idealizadora, Lucília Minssen. Desde sempre, teve como objetivo de oferecer um acervo de livros infanto-juvenis e promover atividades culturais voltadas para crianças e jovens. Possui um acervo diversificado composto por livros, folhetos, periódicos, jogos e discos, entre outros, além de desenvolver atividades culturais como hora do conto, teatro infantil, oficinas e jogos.

Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico (Casa de Cultura Mario Quintana - 5º andar)
Funcionamento:
de terça a sexta-feira, das 9h às 18h30. Sábados, domingos e feriados das 14h às 18h
Informações:
(51) 3225 7089


Biblioteca Ceprimoteca
Inaugurada em maio de 2009, a Ceprimoteca foi idealizada pelo grupo de mães do Centro Comunitário Primeiro de Maio. Com objetivo de incentivar a leitura, a biblioteca proporciona à comunidade um espaço de aprendizagem permanente. Hoje, possui um acervo com cerca de 1.000 livros, que é disponibilizado para empréstimo e consulta local. Estes livros foram tanto doados pela comunidade do entorno, como adquiridos através de compra.

Rua Camoati, s/nº - Santa Maria Goretti (Centro Comunitário 1º de Maio)
Funcionamento:
de segunda, terça e sexta-feira, das 09h às 12h e das 13h30 às 17h30. Quinta-feira, das 09h às 12h.
Informações:


Biblioteca Zeferino Brazil (Sport Club Internacional)
Considerada a maior biblioteca de um clube de futebol, a Biblioteca Zeferino Brazil faz parte da Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional (FECI). Criada em 1929, atendia apenas o público do clube. Em 1991, passou a receber sócios de todas as origens. Para se cadastrar é preciso apresentar um comprovante de residência, identidade e pagar uma taxa de R$1,00. Atualmente, a Biblioteca conta com um acervo de mais de 80 mil exemplares, composto por diversos gêneros literários.

Av. Padre Cacique, 891 - Bairro Menino Deus (2º andar do Gigantinho)
Funcionamento:
]de segu nda a sexta-feira, das 9h às 18h
Informações:


Biblioteca Pública Lígia Meurer
Oriunda da criação da Biblioteca Pública São João, em 1959, a Biblioteca Pública Lígia Meurer iniciou suas atividades atendendo o público infanto-juvenil. A partir de 1988 passou a contemplar o público em geral, adotando o nome atual, em homenagem à bibliotecária Lígia Meurer. Seus objetivos são de proporcionar leitura, lazer e informação à comunidade, além de servir como recurso básico para a educação formal e informal. Atualmente, possui um acervo de 24 mil volumes, compostos por obras de referência, de literatura para todas as idades, de livros para ensino fundamental e médio, e de diversas áreas do conhecimento.

Rua Câncio Gomes, 786 – Floresta
Funcionamento:de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Informações:
(51) 3222-4219


Biblioteca Comunitária do Cristal (Clube de Mães do Cristal)
Junto ao clube de Mães do Cristal foi inaugurada, no dia 13/05/05, a Biblioteca Comunitária do bairro. O acervo inicial, com 2.500 obras, foi doado pela Biblioteca Municipal Josué Guimarães, ficando o Clube de Mães responsável pela guarda dos livros. Atualmente, a partir de doações dos moradores, o acervo conta mais de 4.936 títulos, da literatura a livros técnicos.

Rua Curupaiti, 915 - Bairro Cristal
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 14h30 às 17h30.
Informações: (51) 3249 3057
madalenarossler@gmail.com



Biblioteca Prof. Arthur Pereira (HPS/SMS)
Com um acervo de 950 títulos voltados para a área da saúde (livros e periódicos nacionais e internacionais) e 550 obras literárias, a Biblioteca Prof. Arthur Pereira tem como função primordial atender os funcionários de HPS funcionários no que diz respeito a levantamentos bibliográficos, fornecimento de artigos de periódicos, normatização de artigos e orientação à pesquisa na internet. Atualmente, possui 765 sócios, a maioria colaborados do hospital, porém qualquer pessoa da comunidade pode ter acesso aos livros e periódicos da biblioteca.

Rua Venâncio Aires, 1116Bom Fim (HPS – 6º andar)
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e 13h às 16h30.
Informações:
(51) 3289 7780

Biblioteca do DMAE (PMPA)
Criada em 1974, a Biblioteca do DMAE é divida entre três Bibliotecas fisicamente distintas: a Biblioteca da Divisão de Pesquisa, especializada na área de Meio Ambiente, Biologia, Química e Tratamento de Água e Esgotos; a Biblioteca da Divisão de Planejamento – DVL – especializada na área de Construção Civil; e a Biblioteca da Consultoria Jurídica – COJ – especializada em Direito: Geral, Constitucional, Civil, Processual, Comercial, Administrativo, Trabalhista e Ambiental. Nesses locais são oferecidos diversos serviços como a empréstimo de livros, consulta de periódicos e orientação de normatização de trabalhos técnico-científicos.

Rua Barão do Cerro Largo, 600 - Bairro Menino Deus
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17:30.
Informações:
(51) 3289-9836

Biblioteca Itinerante BamboLê (DEMHAB/PMPA)
A Biblioteca Itinerante BamboLê é uma ação cultural do Departamento do Meio Ambiente – DEMHAB - que tem como objetivo o incentivo à leitura e formação de público leitor nas comunidades de Porto Alegre. O projeto nasceu em 2009 e, quinzenalmente, visita crianças e adolescentes de creches comunitárias escolas e bibliotecas públicas realizando a Hora do Conto de Fadas e doando livros para esses locais.

Informações:
As solicitações de visitas podem ser feitas pelo telefone
(51) 3289 7214


Biblioteca Pública do Estado RS
Criada durante o reinado de Dom Pedro II, em 14 de abril 1871, foi aberta ao público seis anos mais tarde oferecendo 1809 obras em 3.566 volumes. Em 1906, foi anexada, administrativamente, ao Arquivo Público, e passou a utilizar normas técnicas para os catálogos e introduzir a Classificação Decimal Universal na organização do material bibliográfico. Em 1912, começou a construção do prédio da BPE, inaugurado durante as comemorações do centenário da Independência a 07 de setembro de 1922. Em 1986, o prédio da Biblioteca foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado e, em 2000, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A Biblioteca possui um acervo de aproximadamente 240 mil volumes, Setor de Multimeios, Setor Braille, oferece uma agenda artística e cultural e realizadas visitas guiadas

Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico
Funcionamento: segunda-feira, das 14 às 19h. De terça a sexta-feira, das 9h às 19h. Sábado, das 14h às 18h.
Informações:


Biblioteca da UERGS (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul)
Regulamentado em 15 de março de 2005, o Sistema de Bibliotecas da UERGS é formado pela Biblioteca Central e as 24 Bibliotecas Setoriais dos Pólos de Ensino. Atende a comunidade universitária e o público em geral prestando serviço de informações locais e regionais. Seu acervo é composto de livros, periódicos, fitas folhetos, CD-ROM e outros meios de informação contando com, aproximadamente, 35 mil itens.

Rua dos Andradas, 1223 – Centro Histórico (Memorial CEEE Érico Veríssimo - 6º andar)
Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 10h às 19h. Sábados, das 11h às 18h.
Informações:
(51) 3228 6583


Centro de Promoção da Infância e da Juventude (CEIJ)
O Centro de Promoção da Infância e da Juventude atua há 31 anos no bairro Restinga, como um agente de transformação social, promovendo e estimulando o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens da região, visando à inclusão social e a vivência plena de sua cidadania, envolvendo, nesta tarefa, a família, a comunidade e o poder público. Desde sua fundação, mais de 13 mil crianças e adolescentes (entre 7 e 14 anos) já passaram pelo Centro e participaram das diversas atividades oferecidas.


Rua Mississipi, 130 – Restinga
Informações:
(51) 3250-1277



- Centro de Integração de Redes Sociais e Culturais Locais (CIRANDAR)


Criando em 2008, o Centro de Integração de Redes Sociais e Culturas Locais – Ong Cirandar – tem a missão de apoiar as redes de culturas locais buscando a inclusão social dos sujeitos por meio do desenvolvimento de ações que promovam a formação, a integração social e a cultura. Tendo a literatura como elemento tangenciador em suas ações, a Ong promove ações junto ao Projeto Redes de Leitura, que fortalece ações de leitura em 5 bibliotecas comunitárias; os Saraus Literários; e através da Biblioteca do Estúdio Móvel Gravaêh, percorre o estado articulando música e literatura.

Rua dos Andradas, 1780 (3º andar) – Centro Histórico
Informações:
(51) 3225 7000



- Instituto Cultural Brasileiro Alemão-Instituto (GOETHE)
A biblioteca do Goethe-Institut Porto Alegre fornece acervos de livros e mídias abrangentes, informações sobre aspectos atuais da vida cultural, social e política na Alemanha. Possui um acervo atualizado de mídias impressas e audiovisuais na língua alemã e obras traduzidas, bem como acervos especiais ampliados nas áreas de filosofia, psicologia e alemão como língua estrangeira. Visando o incentivo à leitura e a cooperação bibliotecária, existe uma estreita colaboração com bibliotecas públicas e escolares, com associações de bibliotecários, com a Faculdade de Biblioteconomia de Comunicação da URFGS e representantes de editoras. Além disto, o Goethe-Institut incentiva a tradução de novos textos alemães no âmbito de seu programa de fomento à tradução.

Rua 24 de Outubro, 112
Funcionamento: segunda, quarta e quinta-feira, das 10h às 12h30 e das 14h30 às 20h15. Terça-feira, das 14h30 às 20h15 horas. Sábado: 10:00 às 12:30 horas
Informações:
(51) 2118 7800

Biblioteca da Faculdade São Francisco de Assis (UNIFIN)
Espaço destinado ao estudo e pesquisa, a biblioteca possui um acervo de mais de 3,5 mil obras, totalizando quase 10 mil exemplares. Além de livros, a biblioteca conta com um acervo de revistas, trabalhos acadêmicos, entre outros. Os materiais são adquiridos através de compras e por meio de doação.

Av. Sertório, 253 - Navegantes
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 14h às 22h.
Informações:



Nenhum comentário:

Postar um comentário