terça-feira, 19 de julho de 2011

Sala de leitura

Doutora em História (UFRGS) e especialista em Processos de Integração na Ásia, Europa e América Latina pela Universiteit Leiden, na Holanda, Analúcia Danilevicz Pereira dividirá o comando do curso O Mundo Árabe Contemporâneo com o historiador Paulo Visentini, parte da programação do 6º Festival de Inverno.

Analúcia é professora do curso de Relações Internacionais da ESPM (também leciona na UFRGS e na Fapa). Realiza pesquisas no Núcleo de Estratégias e Relações Internacionais da UFRGS, no Centro de Estudos Brasil-África do Sul e no Núcleo de Pesquisas e Publicações da ESPM. Em 2008, lançou -- novamente ao lado de Visentini -- o livro História do Mundo Contemporâneo: da Pax Britânica do séc. XVII ao Choque de Civilizações do séc. XXI (Vozes).

O que está escrevendo?
Estou trabalhando numa tese de doutorado sobre a África do Sul. É um país com uma história muito peculiar.

O que está lendo?
Sobre a evolução política da África do Sul, mais especificamente sobre os movimentos de resistência ao Apartheid até a dissolução do regime racista. Em especial a Coleção Revoluções do Século XX (UNESP, 2010).

E o que recomenda como leitura?
Os romances de Pepetela. Predador (Língua Geral, 2008) é um excelente panorama da sociedade angolana e africana, de modo geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário