quarta-feira, 20 de julho de 2011

Palestrantes deste sábado


Nesta semana, o seminário Livros que Abalaram o Mundo -- Módulo II será dedicado às obras A Interpretação dos Sonhos, de Sigmund Freud, e O Apanhador no Campo de Centeio, de J.D. Salinger. Os palestrantes são:

Lucia Serrano Pereira (A Interpretação dos Sonhos) - É formada em Psicologia pela UFRGS, possui mestrado e doutorado em Letras, pela mesma instituição. Faz parte da Association Lacanienne Internationale, órgão francês que realiza estudos sobre a obra de Jacques Lacan e Freud. É também membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre, desde 1989. Além disso, Lucia participa do Grupo de Pesquisa (UFRGS-CNPq) e do Laboratório de Pesquisa em Psicanálise, Arte e Política (LAPPAP/UFRGS). Atua, principalmente, nos seguintes temas: clínica psicanalítica, literatura e as relações entre os dois assuntos -- a obra de Machado de Assis à luz da psicanálise foi tema de seu mestrado e doutorado, por exemplo.

Eduardo Wolf (O Apanhador no Campo de Centeio) - Filósofo formado pela UFRGS, atualmente faz mestrado em filosofia pela mesma universidade, desenvolvendo pesquisa a respeito da Ética a Nicômaco, principal obra de Aristóteles acerca da ética. Foi professor de Literatura nos colégios Unificado, Leonardo Da Vinci e Israelita.

Carlos André Moreira (Mediação) - Começou sua carreira na imprensa como repórter do Jornal do Comércio. Desde 1996, trabalha na Zero Hora. Hoje, é crítico literário do jornal, onde também edita o blog Mundo Livro (Prêmio Açorianos de Mídia Digital, 2009). É também tradutor e escritor -- já publicou contos em antologias e o romance Tudo o que Fizemos (Leitura XXI, 2009).

Nenhum comentário:

Postar um comentário