segunda-feira, 25 de julho de 2011

História de conflitos

Abrindo os trabalhos do 6º Festival de Inverno, tivemos hoje o primeiro dia do curso O Mundo Árabe Contemporâneo, com a professora Analúcia Pereira, que irá dividir as aulas com o professor Paulo Vizentini. Durante os primeiros dias, Analucia irá tratar do desenvolvimento histórico da região, enquanto que Vizentini irá discutir o contexto atual do território.


Analúcia começou tecendo algumas considerações sobre o passado de conflitos ocorridos durante a fundação dos países. Para ela, o contexto atual de revoltas "não passa de um reflexo de todo esse processo de formação". Outro ponto de destaque foi a definição geográfica do território. "Algo que sempre é motivo de debate -- nós confundimos o que seria o mundo árabe, o mundo islâmico e o Oriente Médio", disse ela. 

A professora também tratou da questão da colonização europeia naquela região. "Controlar esses espaços foi fundamental para o desenvolvimento capitalista europeu e norte-americano, além de ser uma forma de contenção de outras potências, como a China."

O curso acontece durante esta semana, no Teatro Renascença, às 9h. As inscrições podem ser feitas no próprio local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário