quinta-feira, 21 de julho de 2011

Felicidade!

"A felicidade é o tema do momento. E um tema da moda. De desejo universal a objeto fácil, a felicidade não é o que parece ser. Ela tem uma história bem mais complexa relacionada à filosofia e ao ramo da filosofia prática que chamamos de ética. 

Questão cultural geral, a felicidade interessou em tempos e espaços diferentes a todos. Questão literária e poética, a felicidade não deixa de ser o foco humano em tempos modernos e virtuais. Mas será mesmo assim? Não será a infelicidade a verdadeira face desta grande idéia que nos serve de crença?

A felicidade é o grande motivo pelo qual o ser humano escolhe ter um futuro. Justamente porque ela se faz como medida de todas as coisas humanas.

Em tempos sombrios, é bom lembrar do sentido da felicidade como idéia construtora do mundo antes que ela seja devorada pelo sistema que tudo transforma em mercadoria. Se a felicidade não se vende é porque ainda podemos sonhar com ela. Debatê-la é realizar o maior desejo filosófico, o de tentar compreendê-la à media que se fez tema urgente de nosso tempo."

A filósofa e escritora Marcia Tiburi irá debater o conceito de Felicidade a partir da análise em diferentes contextos, prioritariamente no campo da filosofia: Felicidade e infelicidade: o desejo e a ética; A indústria cultural da felicidade; A felicidade e a dor dos outros e A felicidade na era digital.

O curso Felicidade? no Festival de Inverno acontecerá nos dias 25, 26, 27 e 28 de julho na Sala Álvaro Moreyra, às 18h30. A inscrição custa R$ 20 e pode ser feita na Coordenação do Livro e Literatura (av. Erico Veríssimo, 307 – subsolo da biblioteca) das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário