segunda-feira, 27 de junho de 2011

O Mundo Árabe Contemporâneo no Festival de Inverno



No dia 17 de dezembro de 2010, na Tunísia, um jovem vendedor ambulante que protestava pelo confisco de suas mercadorias pela polícia ateou fogo no próprio corpo. Esse episódio, que gerou um movimento contra o desemprego e o custo de vida naquele país, foi o estopim da chamada "primavera árabe", que derrubou os presidentes tunisiano e egípcio e tem provocado crises na Líbia, Síria, Iêmen e Bahrein.

Seis meses após o início dos conflitos, aquilo que parecia ser um pequeno passo para a consolidação da democracia no Oriente Médio transformou-se em uma série de intensas e violentas revoltas. Acompanhados de graves crises econômicas, os conflitos seguem rumos muito diferentes em casa um dos países, o que torna o futuro ainda mais incerto.

Para debater o cenário do Mundo Árabe Contemporâneo, a Secretaria de Cultura traz para o 6º Festival de Inverno dois convidados que ministrarão um curso durante os dias 25, 26, 27 e 28 de julho, no Teatro Renascença:


Analúcia Danilevicz Pereira

Doutora em História pela UFRGS e Especialista em Processos de Integração na Ásia, Europa e América Latina pela Universiteit Leiden - Holanda. Além de é professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais da UFRGS, Analúcia realiza atividades de ensino e pesquisa na área de História e de Relações Internacionais, especialmente em História Mundial Contemporânea, Relações Internacionais Contemporâneas (ênfase em África e Ásia) e Política Externa Brasileira. Entre suas obras publicadas estão História do Mundo Contemporâneo e A Política Externa do Governo Sarney


Paulo Vizentini

Professor de Relações Internacionais da UFRGS. Pós-doutorado em Relações Internacionais pela London School of Economics, Doutor em História Econômica pela USP e Mestre em Ciência Política pela UFRGS. Coordena o Centro de Estudos Brasil-África do Sul. Consultor do Ministério das Relações Exteriores. Sua especialidade: História Mundial Contemporânea, Relações Internacionais Contemporâneas e Política Externa Brasileira. É autor de "
A política externa do Regime Militar brasileiro: multilateralização, desenvolvimento e a construção de uma potência média e Descompasso entre as Nações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário