sexta-feira, 3 de junho de 2011

Dica de Leitura

Seguindo a linha psicanalítica de A Consciência de Zeno, que será apresentado amanhã no seminário Livros que Abalaram o Mundo, a indicação de leitura da CLL para este final de semana é o romance Os Ratos, publicado em 1935 pelo médico psiquiatra e jornalista gaúcho Dyonelio Machado.
Na obra, além da análise psicológica das angústias do protagonista e da crítica à sociedade dominada pela influência do dinheiro, destacam-se as descrições do centro e imediações da cidade de Porto Alegre, da prefeitura e do Mercado Público, por onde Naziazeno Barbosa passa o dia em busca de dinheiro para saldar sua dívida com o leiteiro. Com a leitura temos uma boa oportunidade para visualizar alguns dos principais pontos turísticos da capital dos gaúchos, sob a perspectiva da difícil realidade de um humilde funcionário público nos anos 30.

“Naziazeno vai andando...
É a segunda vez que consulta o relógio da Prefeitura essa manhã. Esse relógio, lá no alto, na torre, parece-lhe uma cara redonda e impassível...
Já pôs o pé na calçada do mercado. O “café do Duque” fica na outra esquina. Toda essa calçada é uma sombra fresca e alegre, cheia de passos, de vozes. Quando defronta o portão central, abre-se-lhe, lá dentro, uma perspectiva de rua oriental, cheia de bazares, miragem remota de certas gravuras... ou de certas fitas... que viu”.


Este livro está disponível em nossa biblioteca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário