sexta-feira, 24 de junho de 2011

Dia de São João


"Noite de S. João para além do muro do meu quintal.
Do lado de cá, eu sem noite de S. João.
Porque há S. João onde o festejam.
Para mim há uma sombra de luz de fogueiras na noite,
Um ruído de gargalhadas, os baques dos saltos.
E um grito casual de quem não sabe que eu existo."

Invocando Alberto Caeiro, lembramos hoje o dia de São João, que juntamente com Santo Antônio e São Pedro, é celebrado no mês de junho - uma tradição de herança portuguesa. São João é considerado o santo festeiro, por isso os eventos em devoção a ele são sempre muito animados, com música e dança.

Mas, claro, como todo santo, muitos rituais e crenças estão relacionados a São João. Aos supersticiosos, aqui vão algumas dicas para o dia de hoje, que estão no livro Festas e tradições populares do Brasil, do historiador Mello Moraes Filho.

- Na véspera do dia do santo deixa-se, ao sereno, uma bacia d’água. Antes do nascer do sol, a pessoa deve mirar o próprio rosto na bacia. Se não vir sua sombra refletida, é sinal de que não chegará ao próximo dia de São João.

- As brasas da fogueira de São João são consideradas bentas. Muitas pessoas as guardam ou enviam aos parentes, acreditando que quem as possui vive um ano a mais.

- As mulheres solteiras devem passar pela fogueira segurando um copo d'água. Depois de beber a água, devem ficar atrás da porta da rua. O primeiro nome de homem que ouvirem pronunciar, será o daquele com quem irão se casar.


Festas e tradições populares do Brasil
Mello Moraes Filho
Editora Villa Rica
316 páginas
Esgotado no fornecedor

Nenhum comentário:

Postar um comentário