sábado, 28 de maio de 2011

Língua e Liberdade – Uma homenagem a Luft

Celso Pedro Luft, nome sempre lembrado quando o assunto é língua portuguesa ou gramática, estaria completando nesse 28 de maio 90 anos. Celso foi um grande estudioso da língua e, embora tenha sido o autor de diversas gramáticas e dicionários, nunca abandonou a ideia de que eles são somente intrumentos de estudo, de registro de um organismo vivo chamado língua.
Luft atuou como professor em duas das principais universidades do estado, a UFRGS e a PUC, onde não se restringiu ao trabalho acadêmico, mas sim usou-o como motivador para reflexões sobre a língua e a democratização do conhecimento. Dentre seus mais de 15 títulos publicados, destacamos o Minidicionário Luft (Ática, 688 páginas, R$36,90), Língua e Liberdade (Ática, 112 páginas, R$38,90) e Moderna Gramática Brasileira (Globo, 266 páginas, esgotado no fonecedor.)









“Na verdade, os livros que chamamos gramáticas são meras tentativas de registro e explicação de parte ínfima das regras contidas na autêntica GRAMÁTICA, a vital, verdadeira: conjunto de regras que sustentam o sistema de qualquer língua, com ela nascem, evoluem e morrem”.
Celso Luft

Nenhum comentário:

Postar um comentário