quinta-feira, 12 de maio de 2011

Fantástico Mundo das Bibliotecas - Biblioteca de Trinity College


A história da Biblioteca de Trinity College, em Dublin, na Irlanda, inicia com a criação da Universidade, em 1592. No ano de 1801 o governo lhe concebeu o direito de ser o depósito legal do material publicado no Reino Unido e na Irlanda, o qual detém até hoje.

Seu acervo tem cinco milhões de volumes impressos, com extensas coleções de periódicos, manuscritos, mapas e música que refletem os 400 anos de desenvolvimento acadêmico. Os mais famosos dentre os manuscritos, o Livro de Kells e o Livro de Durrow, foram apresentados por Henry Jones, Bispo de Meath e ex-vice-reitor da Universidade, na década de 1660. Outras coleções especiais incluem a Coleção Ussher, adquirida em 1661, e a Coleção Fagel, de 1802.


A Biblioteca atende às necessidades de aprendizagem e pesquisa de todas as disciplinas da Universidade e está entre as principais bibliotecas de pesquisa com prestígio internacional. Além disso, fornece serviços à comunidade e instituições externas, contribuindo para o desenvolvimento de iniciativas ligadas à prestação de informações. Suas exposições de manuscritos e outros tesouros atraem centenas de milhares de visitantes todos os anos.


Apesar de ser uma instituição muito antiga, a Biblioteca é pioneira em métodos modernos de descoberta de recursos e de evolução do ensino, aprendizagem e processos de pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário