quarta-feira, 4 de maio de 2011

Fantástico Mundo das Bibliotecas - Real Gabinete Português de Leitura


A biblioteca incrível que apresentamos hoje é do Real Gabinete Português de Leitura. Considerada a maior e mais valiosa biblioteca de autores portugueses fora de Portugal, o acervo, informatizado, conta com mais de 350.000 volumes. Algumas obras raras ou manuscritos podem ser consultados por investigadores e especialistas apenas com autorização especial.

Sua história iniciou em 14 de Maio de 1837, apenas 15 anos após a Independência dos país, quando um grupo de 43 emigrantes portugueses do Rio de Janeiro resolveu criar uma biblioteca para ampliar os conhecimentos de seus sócios e dar oportunidade aos portugueses residentes na então capital do Império de ilustrar o seu espírito.

Pela metade do século XIX, motivado pelas comemorações do tricentenário da morte de Camões (1880), os dirigentes começaram a pensar em construir uma sede de maiores dimensões e condizente com a importância da instituição. O projeto escolhido foi o do arquiteto português Rafael da Silva Castro.


Foi erguido, então, entre 1880 e 1887 em estilo neomanuelino. Este estilo arquitetônico evoca o exuberante estilo gótico-renascentista vigente na época dos descobrimentos portugueses, denominado como manuelino em Portugal por haver coincidido com o reinado de D. Manuel I (1495-1521).

Um comentário: