terça-feira, 12 de abril de 2011

Braskem doa grandes obras gaúchas à Biblioteca Josué Guimarães

A Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães recebeu a doação de vinte e cinco novos títulos, como parte de um projeto da empresa Braskem. A solenidade foi realizada hoje à tarde na Biblioteca e contou com a participação do secretário da Cultura, Sergius Gonzaga, do gerente de relações institucionais da Braskem, João Ruy Dornelles Freire, do coordenador do Nativismo e secretário substituto, Vinícius Brum, e do coordenador do livro e litertura, Márcio Pinheiro.

Sergius declarou que o livro ainda é a principal fonte de conhecimento e ironizou aqueles que acreditam no seu fim, dizendo que “profetizam a morte dos livros através de livros”. O secretário da Cultura agradeceu e lembrou a importância deste tipo de iniciativa:

- Esta é uma doação muito significativa, um conjunto de livros bons e caros que provavelmente não teríamos acesso se não fosse dessa forma.

O projeto da Braskem, que surgiu na década de 90, pretende resgatar histórias e personagens do Rio Grande do Sul, em especial notáveis obras da literatura gaúcha.

- Foi montado um acervo de importantes livros, utilizados somente pela empresa. Surgiu a ideia, então, de torná-las públicas, levando-as para as bibliotecas, conta Freire.

Entre os títulos estão grandes publicações como Obra Completa, de Simões Lopes Neto, A cabeça de Gumercindo Saraiva, de Tabajara Ruas e Elmar Bonés, Netto perde sua alma, de Tabajara Ruas e Feira do Livro de Porto Alegre – 40 anos de história, de Paulo Bentancur e Joaquim da Fonseca.



Nenhum comentário:

Postar um comentário