sexta-feira, 4 de junho de 2010

Coordenação do Livro e Literatura

A Coordenação do Livro e Literatura é constituída pela Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães, Biblioteca Ramal Restinga, pela Editora da Cidade e pela Difusão Cultural. Os três setores trabalham em conjunto, com os objetivos de difundir o livro, incentivar a leitura, propiciar acesso ao conhecimento e fomentar a produção literária.
A Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães e Biblioteca Ramal da Restinga possuem um acervo de mais 45 mil exemplares com ênfase na literatura de ficção e não-ficção, mas também com obras didáticas, técnicas, periódicos, CDs e DVDs. A Biblioteca está integrada ao Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e tem investido em sua modernização através do programa Mais Cultura. A informatização do acervo foi finalizada.
A Editora da Cidade foi criada em 1993 e tem como objetivo editar uma produção específica de trabalhos na área da cultura e da memória de Porto Alegre. Atualmente edita as séries Porto Alegre Revisitada e Universidade Livre e os livros dos concursos Histórias de Trabalho e Poemas no Ônibus e no Trem.
A Difusão Cultural realiza seminários, cursos, palestras e eventos de letramento e de formação de leitores. Novos projetos foram criados, com destaque para a Maratona Literária, o Prefácio Ao Vivo, o Prefacinho Ao Vivo, e projetos já existentes foram reforçados, como as Segundas de Curso, os Sábados de Seminário e a Feira de Troca de Livros de Porto Alegre. Além disso, produz o reconhecido Prêmio Açorianos de Literatura Adulta e Infantil, os concursos Histórias de Trabalho e Poemas no Ônibus e no Trem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário